Seguidores

terça-feira, 18 de abril de 2017

Blue Whale - Baleia Azul


Um novo perigo que está surgindo nas redes sociais e põe em risco as crianças/ adolescentes do Brasil todo. Chamado Baleia Azul, o jogo virtual de desafios, via Facebook ou WhatsApp, que vão de automutilação ao suicídio, pode estar ligado ás mortes de diversos adolescentes e crianças. A importância de alertar os profissionais, pais, escolas, sobre a necessidade de estarmos sempre atentos para os sinais de depressão e de um possível suicídio que as pessoas ao nosso redor podem dar o fim de sua vida.
Segundo as minhas pesquisas, de várias fontes, jogo da baleia azul nasceu na Rússia e vem se espalhando através das redes sociais. O jogo inicialmente era praticado apenas em uma rede social russa, mas depois que chegou ao Facebook o jogo começou a crescer rapidamente e atingir jovens ao redor do mundo todo. O jogo normalmente é controlado por um “curador” que lança desafios de automutilação para os participantes que devem se filmar cumprindo os desafios.
O jogo passou a chamar atenção e preocupar pais e autoridades quando ele gerou cerca de 130 casos de suicídios na Rússia. Profissionais da saúde alertam que a melhor forma de prevenção por parte dos pais é checarem as redes sociais dos filhos para investigar algo de estranho e sempre estar próximo e dar atenção aos jovens.
 Dicas de como lidar com o tema:

1-      Fique atento à mudanças de comportamentos.
Isolamento, mudança no apetite, o fato de adolescente passar muito tempo fechado no quarto, etc...
2-      Compartilhe projetos de vida.
Os pais devem conhecer a rotina dos filhos, entender o que fazem,  conhecer os amigos. Aos pais, cabe incentivar que os filhos tenham projetos para o futuro, tracem metas como uma viagem, até algo simples, como por exemplo, a programação do fim de semana.
3-      Abra espaço para diálogos.

Filhos devem ser acolhidos no âmbito familiar, por isso, é preciso que adolescente sinta-se a vontade para falar de suas frustrações e se sinta apoiado. Se ele estiver um espaço para dividir as suas angustias e for escutado, tem um fator de proteção.

Veja também outras fontes desta noticia: 
http://vilamulher.uol.com.br/bem-estar/saude/desafio-da-baleia-azul-m0417-731066.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário