Seguidores

terça-feira, 7 de março de 2017

Resgatando a sensibilidade

Em homenagem ao dia das Mulheres escrevo este pequeno texto com o objetivo que propõe reflexão a todas as pessoas: o resgate da feminilidade - tão pouco estimulada pelos modelos dos dias de hoje.
A feminilidade diz respeito a todos nós, seres humanos. Ela tem como características a sensibilidade, a intuição, o cuidado, o afeto e o acolhimento, mas são geralmente as mulheres que expressam mais esta feminilidade. Não é à toa que a Terra, a (Mãe) Natureza e a Ecologia são palavras femininas.
Atualmente os aspectos masculinos são muito valorizados – antes mais expressos nos homens, agora por ambos os sexos. Os aspectos da masculinidade são: a racionalidade, a objetividade, a praticidade, a competitividade, dentre outros.
Não há um aspecto melhor do que o outro, pois a masculinidade e a feminilidade integram-se e complementam-se. Esta harmonia é fundamental para vivermos bem e com respeito. Num mundo em que há desequilíbrio, há o adoecimento social e a infelicidade das pessoas.
Noto, em meu convívio e entre os pacientes que atendo em psicologia, o quanto as pessoas estão infelizes e descontentes com suas vidas. Os seus sonhos não são seus, mas os vendidos pelas revistas e mídia em geral. Suas características pessoais também, muitas vezes, são causas de infelicidade e sofrimento na medida em que destoam dos modelos estéticos, profissionais e de consumo veiculados e valorizados na sociedade do efêmero e superficial.
Se desejamos viver melhor, temos que resgatar a nós mesmas, a nossa autenticidade, o que realmente somos, o que está por detrás das máscaras do cotidiano.
Assim como, as mulheres tem um papel fundamental no resgate da feminilidade no mundo. Através da expressão dela em nós mesmas e da disseminação entre outras pessoas (homens e mulheres) que convivemos e nos filhos que nutrimos e criando.
           Com o crescimento da feminilidade em todo o planeta a consequência natural é o respeito entre as pessoas e cultivo de hábitos sustentáveis e de respeito para com todas as formas de vida gestadas e alimentadas por nossa Mãe Terra /Natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário